COMO ELABORAR SUA LISTA DE CONVIDADOS

Como sobrescrever convites

Pais

Aos meus queridos pais
Aos meus pais

Irmãos

Sr. Julio Madeira de Assis e Família (ou “e Sra.“)
Aos queridos Julio e Melissa (sem sobrenomes, para que fique mais informal e carinhoso)

Padrinhos

Sr. e Sra. Julio Madeira de Assis (apenas o casal)
Sr. Julio Madeira de Assis e Família (casal + filhos)
Aos padrinhos Julio e Melissa (sem sobrenomes)

Família:

Sr. Márcio Rodrigues de Souza e Família (significa que o casal e filhos estão convidados e se houver avós e sobrinhos morando na mesma casa também estão)
– Sr. e Sra. Márcio Rodrigues de Souza e Renato Rodrigues de Souza (se você não tem nenhum contato com os demais familiares e gostaria de convidar apenas o casal e o filho que mora com eles)
– Sr. e Sra. Márcio Rodrigues de Souza ou Sr. Márcio Rodrigues de Souza e Sra. (significa que o convite é apenas para o casal e não se estende aos filhos, pais, irmãos e demais familiares)
Márcio e Eliana (mais informal para amigos ou casais jovens/ somente o casal)

Local de trabalho

Aos Funcionários da Trannsmarítima (dessa forma, está livre a ida de acompanhantes dos convidados)
Aos Colegas da Degrau Publicidade (assim, apenas as pessoas mais próximas estão sendo convidadas)
Aos Amigos da Fama Produtos Químicos (agora, você estará convidando pessoas bem mais próximas)
– ou um convite individual para cada um dos convidados

Namorados

O ideal é enviar convites separados (individuais) com o nome completo de cada um ou enviar apenas um convite para o casal, informalmente.

Julio e Melissa (sem sobrenomes)

Casais que moram juntos, mas têm sobrenomes diferentes

Dois nomes completos no mesmo convite (atenção: nesse caso será cobrada 2x a caligrafia) ou um convite só para o casal.

Julio e Melissa (sem sobrenomes)

Para convidar uma amiga divorciada que mora com os filhos

Sra. Maria Alice de Barros e Família

Para convidar uma amiga solteira que mora com os filhos e com os pais

– Lourdes de Assis Machado e Família (inclui todos os familiares)

Para convidar mãe e filho

Juliana Paes Lemes e Eduardo Paes Lemes (colocar o “e”)

Apenas para a pessoa cujo nome foi citado

Neste caso o convite é informal:

Sr. Márcio Rodrigues de Souza ou Sra/ Srta. Eliana Rosalino Malta ou ainda Márcio Rodrigues de Souza ou Eliana Rosalino Malta.

Importante:

* Dispense Títulos (como *Ilmo. *Exmo. *Srta. *Dr.) para os amigos.

Ex.: Sr. Julio Madeira de Assis ou Melissa Mendes de Barros

Contudo, mantenha as patentes (*Cel. * Ten. *Gen. *Aviador).

Ex.: Cel. Jorge Kimura

*Não se esqueça de que, quando o convite está dirigido à família, você deve contabilizar os pais, os filhos e os “agregados”.

*Se sua amiga é casada, mesmo que você não tenha contato ou não conheça o marido dela, o correto seria perguntar a ela o nome dele e utilizar uma das formas indicadas acima para sobrescritar os convites. Evite escrever “Fulana de Tal e Senhor” ou “Fulana de Tal e Esposo”.

*Convidar amigos que se separaram recentemente, entregue um convite para cada um e avise que também convidou o (a) ex. Desta forma, caso um deles não esteja preparado para um reencontro, poderá optar por não comparecer.

*Não é elegante enviar apenas um convite em nome de um casal e mencionar “extensivo aos filhos casados”. Filhos casados já formam novas famílias e para convidá-los você deve enviar convites separados para cada um deles.

O que é R.S.V. P

É a sigla da expressão francesa “Respondéz S’il Vous Plait” que em português pode ser entendida como “Responda Por Favor”.

Em geral aparece em convites impressos, abaixo, à esquerda, seguida de um número de telefone e prazo para que o convidado confirme sua presença na festa.

Participação de Casamento

Se vocês optaram por uma cerimônia íntima e não querem ou não podem convidar muitas pessoas, uma solução elegante é enviar uma participação para os parentes e amigos, comunicando o casamento e oferecendo a nova residência.

Geralmente a participação impressa é menor do que um convite e deverá ser postada um dia após a cerimônia, nunca antes!

Noivos que já moram juntos, noivos mais velhos, ou segundo casamento.

Neste caso, os próprios noivos encabeçam o convite, não os pais.

Quando um dos pais já faleceu ou pais divorciados

Neste caso, os noivos também podem encabeçar o convite, podendo omitir o nome dos pais, mas se quiserem colocar tão poderão fazê-lo.

Cartões de agradecimento

Por que devo enviar Cartões de Agradecimento?

Enviar um cartão de agradecimento a todos que presentearam o casal (incluindo os que não puderam comparecer ao casamento) é um gesto de carinho que demonstra a consideração dos noivos com os convidados. Além disso, vocês poderão aproveitar para convidar parentes e amigos para conhecer o novo lar. Os amigos e entes queridos certamente apreciarão esta atenção especial dos noivos.

Quando devo enviar?

Os noivos poderão enviar todos os cartões de agradecimento quando voltarem da lua-de-mel, mas o melhor a fazer seria escrevê-los à medida que os presentes fossem chegando, desta forma vocês não ficariam sobrecarregados e poderiam dar mais atenção a cada um. Deixem os cartõezinhos e a lista de endereços dos convidados sempre à mão para facilitar. Caso prefiram deixar para escrevê-los depois, anotem o presente recebido no verso do cartão de felicitações e guardem-no dentro de uma pasta. Acreditem, se não fizerem isso será praticamente impossível lembrar quem deu o que. No cartão de agradecimento, os nomes de vocês, já com o sobrenome de casados, devem ser impressos centralizados na frente do cartão (o dele acima e o da noiva logo abaixo). O texto deve ser elaborado pelos noivos, para que este cartão não se torne impessoal, mas pode ser caligrafado por profissional. Sugiro mencionar o nome do convidado e utilizar palavras carinhosas, sempre levando em consideração o grau de intimidade com a pessoa em questão.

Para agradecer presentes em dinheiro ou cheque os noivos poderão escrever, citando o que foi ou será feito com o dinheiro: Ex: “Agradecemos o generoso presente que nos ajudou a realizar nossa tão sonhada lua-de-mel.

Na parte interna vocês poderão:
• Deixar em branco: neste caso, escrevam a mão a mensagem e o endereço;
• Mandar imprimir o endereço e telefone: escrevam apenas a mensagem à mão. De preferência, peçam para um calígrafo subscrever.

Como Devo Enviar Os Cartões de Agradecimento?

Eles podem ser enviados pelos Correios dentro de um envelope maior, desses comuns, onde será escrito o endereço. No envelope do cartão, escrevam de acordo com o grau de intimidade que vocês têm com as pessoas em questão: Marcelo e Renata ou Marcelo e Família ou Sr. Álvaro e Família ou Ti0 Ricardo e Tia Vera.

Dica: façam etiquetas com o endereço de vocês para não precisarem preencher um por um.

Textos retirados do site Art Invitte